Edificações Brasileiras

PRAÇA DO PAPA- Belo Horizonte

A Praça Israel Pinheiro situa-se próxima a base da Serra do Curral, a mais de 110 metros de altitude.É um mirante tradicional e tem uma das melhores vistas da cidade.Em 1980 quando o Papa João Paulo II esteve na capital mineira, do alto do Mangabeiras, pronunciou "que belo horizonte!". Desde então o local ficou conhecido como Praça do Papa, tornando-se palco privilegiado para grandes encontros religiosos e shows musicais. 


MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA - Belo Horizonte
Primeiro projeto de Niemeyer na Pampulha.Funcionou como cassino, o primeiro da cidade,até ser fechado em 1946, devido a proibição de jogo no país.Passou a funcionar como museu em 1957, quando era conhecido como "Pálacio de Cristal".Suas instalações possuem biblioteca, loja de souvenirs, café e salas de multimídia. O seu acervo é constituído de 900 obras.


CASA DO BAILE - Belo Horizonte

A Casa do Baile foi originalmente um famoso salão de dança em Belo Horizonte,inaugurado em 1943 e funcionou até 1948. Hoje, abriga uma espécie de memorial da Arquitetura e do Desing.Construído por Oscar Niemeyer em 1940, passou por uma reforma e foi reinaugurado em 2002, mantendo as características originais.


ESTÁTUA DOM PEDRO I - Rio de Janeiro

Inaugurada em 1862, foi resultado de um projeto do francês chamado Louis Rochet. O monumento se localiza na Praça Tiradentes no Rio de Janeiro e sua criação teve o objetivo de homenagear a independência do Brasil, proclamada em 1822 pelo imperador português. 


CRISTO REDENTOR - Rio de Janeiro

Estátua erguida no topo do Corcovado e inaugurada em 1931. O monumento possui 38 metros de altura e recentemente ganhou o título de uma das sete maravilhas do mundo moderno. Fazendo uma homenagem à Jesus Cristo, o monumento é o principal ponto turístico do Rio de Janeiro e já recebeu visitas ilustres, como Albert Einstein e Michael Jackson.


O PASSAGEIRO - Londrina

Monumento pouco conhecido no Brasil, mas que caracteriza um pouco da história do Paraná. A estátua foi erguida em 1987 no terminal rodoviário da cidade.


ESTAÇÃO DA LUZ - São Paulo

Sua inauguração é datada de 1867 e simbolizou o crescimento da metrópole durante o século XX. A metro-ferroviária passou por algumas reformas ao longo do tempo, mas ainda mantém traços da mesma arquitetura.


MONUMENTO AOS AÇORIANOS

Endereço: Praça dos Açorianos, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Conhecido como o Monumento dos Açores que é uma escultura contemporânea, criado para homenagear o grupo original de aproximadamente 60 casais de açorianos que se estabeleceram em Porto Alegre no meio do século 18 e foram, em última análise responsável do povoamento da cidade. Foi construída em 1973 usando aço e é projetado para se parecer com um galeão, com a estrutura sendo formada por pessoas humanas entrelaçadas, coroada por uma figura alada na frente.

MEMORIAL DO RIO GRANDE DO SUL

Endereço: Rua Sete de Setembro 1.020, Praca da Alfandega, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Um importante centro cultural, o Memorial do Rio Grande do Sul preside a Praça da Alfândega (Alfândega Square), com sua fachada palaciana, eclética barroco pedra, torre do relógio de altura e cúpulas pontiagudas. Este magnífico edifício listado serviu como sede dos Correios há muitos anos e era construído entre 1910 e 1913. Em meados da década de 1990, o Memorial do Rio Grande do Sul foi convertido em sua atual atração do museu do tipo e agora abriga uma infinidade de documentos importantes, mapas e artefactos relacionados com a história da cidade, com sua Linha do Tempo (linha do tempo de exposição), sendo especialmente interessados​​.

MUSEU OSCAR NIEMEYER - Curitiba

Uma lição de arte e arqutietura!
Localizado no Centro Cívico de Curitiba.O museu tem como principal missão o de ser um espaço expositivo de excelência e referência no Brasil e no exterior.Com 17.744,64 mil metros quadrados de área expositiva potencial.


TEATRO NACIONAL - Brasília
Tem a forma de uma pirâmide irregular truncada no ápice, com 45 metros do lado mais alto.
A fachada é uma composição plástica de cubos e retângulos, de autoria de Athos Bulcão e o projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer.
Possui três salas de espetáculos, várias galerias de arte e um anexo, onde funciona a Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal.
Fica no Eixo Monumental, ao lado da Plataforma Rodoviária.


CONGRESSO NACIONAL - Brasília

Caracteriza-se pela audácia arquitetônica, liberdade e equilíbrio de suas formas projetador por Oscas Niemeyer e os jardins de Burle Marx.
O Congresso Nacional fica no final da Esplanada dos Ministérios e localiza-se na Praça dos Três Poderes.

TEATRO AMAZONAS - Manaus

Capaz de acomodar 685 pessoas, o teatro foi projetado pelo Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa, em 1883, no apogeu do Ciclo da Borracha, quando Manaus era uma das cidades mais ricas do mundo.
FORTE DOS REIS MAGOS - Natal
Guardando imponente a foz do Rio Potengi, o forte é mais antigo que a cidade: começou a ser construído em 1598. Sua forma atual, lembra uma estrela de cinco pontas, projeto do arquiteto militar Francisco Frias de Mesquita.


TEATRO MUNICIPAL - Rio de Janeiro

Mármores de Carrara coloridos, bronze, ônix, espelhos de cristal, mobiliário nobre, pinturas monumentais, belas esculturas e capacidade para 2.200 pessoas: um verdadeiro templo da cultura.


CATEDRAL METROPOLITANA NOSSA SENHORA APARECIDA - Brasília

Projetada por Niemeyer, foi inaugurada em 1970. Com 40 metros de altura e 16 arcos de concreto, é circundada por um espelho de água e tem esculturas de Ceschiatti e pinturas de Athos Bulcão e Emiliano Di Cavalcanti.


JARDIM BOTÂNICO - Curitiba

Inaugurado em 1991, possui uma área de 245 mil m², e uma estufa inspirada nos palácios de cristal ingleses do século passado. Nela estão expostas plantas de todo o território brasileiro. O projeto é do arquiteto Abrão Assad.

MASP - São Paulo

Inaugurado em 1947, é o mais importante museu da América Latina. O prédio concebido pela arquiteta Lina Bo Bardi tem no acervo Tintoretto, Botticelli, Manet, Degas, Monet, Renoir, Van Gogh, Picasso, El Grecco, Goya e outros.

PALÁCIO DA LIBERDADE - Belo Horizonte - MG

Foi durante muitos anos sede do governo do estado de Minas Gerais. Foi construído no ano de 1897. Em geral possui um traçado neoclássico, mas a escadaria principal possui o estilo art nouveau.


MINEIRÃO - Belo Horizonte - MG.

Oficialmente Estádio Governador Magalhães Pinto , criado em 1965.


IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS - Belo Horizonte - MG.
Popularmente conhecida como Igrejinha da Pampulha.Localizada às margens da Lagoa da Pampulha, num dos mais belos conjuntos arquitetônicos-paisagísticos de Minas Gerais. Foi fundada na década de 40, inaugurada em 1945 e consagrada como Igreja Católica em 11 de Abril de 1959.De estilo delicado e singelo lembrando as montanhas de Minas, representa o trabalho de quatro expoentes da arte brasileira : Oscar Niemeyer, Candido Portinari , Ceschiatti e Burle Marx.

Nenhum comentário:

Postar um comentário